Dicas

Como se tornar um bom lateral

A galera encheu nosso inbox pedindo as dicas de volta, e é por isso que a gente traz pra vocês os elementos fundamentais para quem quer ser um bom lateral!

Os mais novinhos devem falar, Marcelo, Daniel Alves. Os mais novos vão de Roberto Carlos e Cafú, e os mais velhos devem falar Júnior, Carlos Alberto Torres e ainda a enciclopédia do futebol, Nilton Santos. O Brasil em todas as gerações deu grandes laterais para o futebol mundial, jogadores completos que sabiam tudo da posição e estavam a frente de seu tempo. Por isso aqui vão alguns pontos pra se destacar na posição, com base nos craques da amarelinha.

1 – Inteligência

Parece uma expressão tola, mas o lateral, como diz o nome da posição, é dono de toda a beirada do gramado. Ele dobra a marcação, desarma, avança, cruza e principalmente corre. Por isso ele tem que sempre saber onde deve ficar na hora exata. Não adianta o lateral subir com tudo para dar um bote e deixar um espaço maior do que o zagueiro consegue cobrir, mas também não pode afundar demais, arrastando uma linha de impedimento e deixando o adversário ganhar campo pra finalizar ou cruzar.

2 – Conhecimento tático

Complementa o ponto anterior. No futebol moderno, a maioria dos times joga com duas linhas de quatro numa situação normal, e é importante o lateral manter o alinhamento com o zagueiro, quebrar essa linha resulta na temível expressão, bola nas costas!

3 – Capacidade física

A posição que mais arranca no futebol é o lateral, em um contra ataque ele tem que estar sempre em veloz movimento para dar opção de passe, triangulação ou até mesmo na condução da bola para dar ritmo na jogada. Por isso não tem jeito, tem que treinar corrida, aumentar a capacidade respiratória e aguentar muitos piques em sequência

4 – Cruzamento

O cruzamento é um passe mais longo e pelo alto, mas isso não quer dizer que o lateral não deva ter a obrigação de realizar o passe rasteiro de curta e longa distância, hoje em dia os times rodam muito a bola pelo meio, até chegar no gol ou ver uma movimentação devagar do adversário para avançar, só olhar os jogos do Pep Guardiola. Mas cruzar ainda assim é algo essencial para o lateral, a batida na bola tem que ser feita com consciência, sabendo que é a melhor opção por ter alguém dentro da área com potencial pra marcar o gol.

O próprio Cafú diz que o ato de cruzar mudou muito ao longo dos anos, ele diz que quando aprendeu a cruzar com o mestre Telê Santana, os laterais costumavam chegar até a linha de fundo pra cruzar, enquanto hoje eles cruzam antes mesmo de chegar na área, oque aumenta a chance do impedimento ou da bola cruzar a área sem ninguém chegar.

5 – Psicológico

Sabemos que muitas coisas podem tirar um atleta do jogo, elevando seu nível de stress e complicando o jogo por medo ou raiva. O lateral é a posição fica muito próximo da torcida, sendo constante as provocações para tentar tirá-lo do jogo. Ele deve ignorar todas as provocações, focar apenas nos 90 minutos e ter atenção na orientação do treinador e nos 21 homens que estão em campo. Sem medo de atacar e com concentração pra defender.